domingo, 26 de abril de 2009

Poupança em Casa • Dicas


É em sua casa que a poupança começa. Temos para si sugestões simples mas que lhe vão permitir economizar tempo e dinheiro. Aprenda a gerir melhor o orçamento doméstico ajudando o ambiente.
Reciclar PapelTodas as folhas de papel que ainda têm de um lado em branco podem ser guardadas para reutilizar. Pode até criar uma gaveta ou uma caixa exclusivamente para papel de rascunho para impressão. E também pode cortá-las e agrafá-las para criar blocos de notas de tamanhos diferentes e que são sempre úteis.
Pense antes de ImprimirNas suas pesquisas pela Internet para trabalhos académicos ou profissionais, não imprima tudo o que lhe parecer interessante! Em vez disso, anote os sites mais úteis e quando precisar realmente de imprimir recorra às suas folhas de rascunho, reduza as margens e o tamanho do tipo de letra que está a utilizar.
Registe todas as suas DespesasPode parecer aborrecido, mas esta é a forma ideal para descobrir se está a gastar dinheiro desnecessariamente. Durante um mês inteiro, guarde todos os talões e recibos daquilo que compra, anotando num bloco os gastos que não têm talão. Junte as contas da casa, electricidade e tudo o resto. No fim do mês, tem a lista completa dos consumos totais: onde gasta e como gasta. Vai ver que encontra coisas dispensáveis ou fáceis de reduzir.
Mude as suas pilhasTroque as suas pilhas normais por pilhas recarregáveis. As outras pode sempre reciclar, mas com as recicláveis vai realmente poupar em material e em dinheiro. Compre as pilhas e o carregador, e nunca mais tem que se preocupar com a falta de pilha do telecomando da televisão. O custo é maior mas rapidamente recuperável.
Proteja a sua casa do frioQuando começa o frio, tente isolar adequadamente a sua casa para impedir a fuga do calor dos aquecimentos, colocando fitas isoladoras nas portas e janelas. Assim, evita um desperdício que pode significar até 30% da sua factura energética.
Saiba usar as suas máquinasFaça um uso eficiente dos seus aparelhos domésticos. Quando lavar a roupa escolha programas de água fria, para ter uma poupança de energia entre os 10 e os 15%. Tanto nas máquinas de lavar roupa como de loiça, tente sempre aproveitar ao máximo a carga, de modo a rentabilizar as lavagens.
Desligue no botãoDeixar os seus aparelhos domésticos em stand by consome 10% da energia de toda a casa. Por isso, desligar a televisão com o telecomando é um hábito que lhe sai muito caro. Se tiver electrodomésticos de eficiência energética, classificados com ‘classe A’, ainda poupa mais na factura e no ambiente.
Adapte a temperaturaDesligue o esquentador ou a caldeira se não o vai utilizar durante longos períodos, como quando sai de casa de manhã e antes de se deitar.
Assim que começar a entrar no Verão, e o tempo já se notar mais quente, diminua a temperatura da água nesses aparelhos.
Mantenha o frigorífico limpoNão deixe que o gelo se acumule demais no seu congelador; limpá-lo regularmente reduz o consumo do frigorífico. É também muito importante manter a parte da grelha traseira sempre limpa, evitando a acumulação de pó, para permitir que a circulação do ar se faça sem problemas. Com estes dois hábitos, não obriga o aparelho a fazer nenhum esforço adicional para se manter frio e conservar os seus alimentos.
Racionalize a águaHabitue todos lá em casa a poupar na casa de banho. Fechar a torneira, enquanto lavam os dentes ou fazem a barba, permite-lhe fazer um consumo de água de menos 50%. Puxar o autoclismo apenas quando é necessário, porque em cada descarga está a gastar 10 a 15 litros de água. Se diminuir o volume de descarga, colocando uma garrafa cheia de água ou areia no depósito, ainda melhor.


Fonte: Continente.pt

Sem comentários: