quarta-feira, 8 de abril de 2009

Massagem Shiatsu

O que é?



Shiatsu significa, literalmente, "pressão com os dedos". Assim, deve entender-se que a pressão digital é a principal técnica deste tipo de massagem originária do Japão, que baseia os seus pressupostos na antiga Medicina Tradicional Chinesa. Esta técnica terá sido introduzida no Japão há cerca de 1.500 anos, tendo sido inicialmente apenas utilizada como técnica de relaxamento.
É uma técnica que combina a massagem com a pressão nos pontos de acupunctura chineses.
Contudo, o Sistema de Massagem Shiatsu, criado no Séc. XX para dar resposta a necessidades de re-alinhamento energético do corpo, tem actualmente várias escolas e as técnicas utilizadas vão para além da simples pressão digital, utilizando-se igualmente a pressão das mãos, dos cotovelos, joelhos, pés ou mesmo o peso do próprio corpo do terapeuta.
Uma das formas mais praticadas é a Massagem Shiatsu Seitai, que incorpora movimentos de alongamento e fricção para estimular a circulação linfática e sanguínea. Neste tipo de massagem, a zona abdominal é particularmente importante. A Massagem Shiatsu Seitai foi desenvolvida por Kiyoshi Kato no século passado. Este tipo de massagem é tonificante, o que significa que estimula a energia e que movimenta fluidos. À semelhança da Massagem Tailandesa, a massagem shiatsu seitai é praticada no chão, com roupa e em cima de um pequeno colchão.
De uma forma geral, este método de massagem visa a recuperação e manutenção da saúde através do alinhamento energético do corpo. A massagem Shiatsu implica o conhecimento dos meridianos (linhas energéticas) do corpo, cujo fluxo harmonioso leva ao equilíbrio integral da pessoa.
A massagem Shiatsu é praticada exercendo pressão controlada sobre os fluxos energéticos através dos meridianos, em pontos específicos, para desbloquear e estimular a energia.

A quem se destina?



A Massagem Shiatsu é geralmente aconselhada para pessoas stressadas ou em convalescência. Mas pode ser utilizada por qualquer pessoa que esteja à procura de bem-estar, e desde que não apresente qualquer contra-indicação para a massagem.



Principais beneficios



- Re-equilíbrio energético;

- Tonificação muscular;

- Estimulação do sistema imunitário;

- Estimulação dos sistemas nervoso e sanguíneo;

- Maior flexibilidade articular;

- Reduz os efeitos de perturbações digestivas;

- Favorece o relaxamento;

- Bem-estar imediato.

Quando utilizar



A Massagem Shiatsu pode ser utilizada em qualquer altura.





1 comentário:

Anónimo disse...

Boa noite, descobri ontem o vosso blog e... parabéns... já o adicionei aos meus FAVORITOS... para que se conste ainda só dei uma vista de olhos lendo alguns temas... bem elaborado abordando temas interessantes, ou pelo menos para mim são... por favor continuem que eu estarei aqui a ler...
Maria & Companhia