sexta-feira, 3 de abril de 2009

Dieta do Chá Verde e Chá Vermelho

Já vos falei dos benefícios do chá vermelho (Pu Ehr) e do chá verde. Agora venho vos falar da dieta do chá que permite perder rapidamente alguns quilos a mais. Aqui fica um pequeno artigo que encontrei sobre esta dieta, bem como as regras para a seguir e um plano alimentar.

Dieta do chá (verde e vermelho)

O chá é um dos aliados mais seguros e eficazes no que diz respeito a perder de peso de forma sustentada. As últimas investigações confirmam que contém uma substância chamada catecol, capaz de aumentar a termogénese no organismo (o gasto calórico durante a digestão) e de evitar que as lipases (enzimas que actuam sobre os lípidos) façam a digestão das gorduras, impedindo-as de serem assimiladas na sua totalidade.
Por um lado ajuda a queimar os depósitos de gordura e, por outro, impede que o nosso corpo acumule mais gordura, ao evitar a sua absorção.

Verde ou vermelho? Os dois!

Os dois são bons, saudáveis e eficazes no que diz respeito a emagrecer. Cada um tem os seus benefícios, por isso o melhor é combiná-los. Evidentemente, de nada serve a sua acção queima-gorduras se não for acompanhada de uma dieta baixa em calorias e de algum exercício.

A combinação destas variáveis poderá fazer perder mais de um quilo por semana e até cinco quilos num mês. Uma vez alcançado o peso ideal, poderá mantê-lo indefinidamente, se continuar a beber chá e adoptar um estilo de vida saudável.

Sabia que o consumo regular de chá verde com um teor mais elevado de catequinas pode ajudar a reduzir a gordura corporal, ao mesmo tempo que reduz o risco cardiovascular. [Fonte: Estudo coordenado pelo investigador japonês Tomonori Nagao (publicado em Junho de 2007, na revista Obesity).]

Regras para a dieta funcionar:
  • Não deve seguir a dieta durante mais de um mês, mas pode repeti-la quando quiser, desde que faça uma pausa de três dias a uma semana entre ciclos de dieta.
  • Beba, no mínimo, um litro e meio de água por dia.
  • Tome três chávenas de chá por dia, sem leite nem açúcar (pode substituir por adoçante sem calorias). Após perder o peso desejado, reduza a quantidade diária para três chávenas.
  • Combine as infusões de chá verde e vermelho. Para completar as 5 chávenas por dia, termine o almoço e o jantar com chá, reservando o vermelho para estas ocasiões.
  • O exercício moderado é o melhor aliado para ajudar a emagrecer. Caminhe uma hora todos os dias.
  • Coma devagar e beba lentamente.
A dieta do chá, dia-a-dia:

Segunda-feira

Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral torrado + 1 quivi + 1 iogurte natural magro + 1 chávena de chá vermelho.

Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 tostas simples.

Almoço: 2 postas de pescada grelhadas + alcachofras grelhadas ou outra verdura (com 2 colheres de azeite) + 2 colheres de sopa de arroz + 2 quivis + 1 chávena de chá vermelho.

Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com queijo fresco.

Jantar: 1 prato de feijão verde cozido (com 1 colher de azeite e vinagre de maçã) + 1 lata de atum ao natural + 1 taça de morangos ou outra fruta + 1 chávena de chá vermelho.

Terça-feira

Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral torrado + 1 porção de queijo fresco magro + 1 laranja + 1 chávena de chá vermelho.

Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 a 3 bolachas Maria ou torrada.

Almoço: 2 postas de peixe branco cozido (com uma colher de azeite) + 1 lata de espargos brancos ou verdes + 1 batata pequena + 2 laranjas + 1 chávena de chá vermelho.

Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com compota light.

Jantar: Salada de alface, tomate, cebola, pepino e 1 ovo cozido (com uma colher de azeite e limão) + 1 iogurte natural magro + 1 chávena de chá vermelho.

Quarta-feira

Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral ou 3 colh. de sopa de cereais + 1 quivi + 1 iogurte natural magro + 1 chávena de chá vermelho.

Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 tostas.

Almoço: Peixe no forno (com uma colher de azeite) + espargos (com uma colher de maionese light) + 2 batatas assadas+ 1 chávena de chá vermelho.

Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com fiambre de frango.

Jantar: Creme de courgete + tortilha com 1 ovo (com uma colher de azeite) + 2 rodelas de ananás natural + 1 chávena de chá vermelho.

Quinta-feira

Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral + 1 quivi + queijo fresco + 1 laranja + 1 chávena de chá vermelho.

Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 tostas de pão de mistura.

Almoço: 1 bife de frango grelhado + feijão verde cozido (com uma colher de azeite e vinagre de maçã) + 2 colh. de sopa de arroz de cenoura + 1 taça de morangos ou outra fruta + 1 chávena de chá vermelho.

Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com requeijão.

Jantar: Salada de alface, tomate, cebola, pepino e espargos (com uma colher de azeite e limão) + 1 maçã e 1 pêra + 1 chávena de chá vermelho.

Sexta-feira

Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral + queijo fresco magro + 1 laranja + 1 chávena de chá vermelho.

Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 a 3 bolachas tipo Maria ou torrada.

Almoço: 1 bife de vitela grelhado + salada de alface, tomate, cebola e espargos (com 2 colheres de azeite e vinagre de maçã) + 2 colh. de sopa de massa + 1 pêssego e 1 maçã + 1 chávena de chá vermelho.

Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com compota light.

Jantar: Lombo de bacalhau cozido (ou outro peixe) + pimentos assados ou outras verduras (com uma colher de azeite e vinagre) + 1 quivi + 1 chávena de chá vermelho.

Sábado

Pequeno-almoço: 1 fatia de pão integral + 1 porção de queijo fresco magro + 1 laranja + 1 chávena de chá vermelho.

Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 2 tostas simples.

Almoço: Salada mista com ovo cozido, 1 lata de atum ao natural, alface, tomate, cebola e espargos (com 1 colher de azeite e vinagre de maçã) + queijo fresco magro + 1 colh. de sopa de arroz branco + 1 chávena de chá vermelho.

Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com queijo fresco.

Jantar: Peixe branco cozido (com 1 colher de azeite e vinagre de maçã) + beringelas grelhadas (ou qualquer outra verdura) + 1 taça de morangos ou 2 laranjas + 1 chávena de chá vermelho.

Domingo

Pequeno-almoço: 1 chávena de chá vermelho + 1 fatia de pão integral + 1 quivi + 1 iogurte natural magro.

Meio da manhã: 1 chávena de chá verde + 1 fatia de pão de mistura (fininha).

Almoço: 1 porção de mexilhões com limão (ou qualquer outro peixe) + feijão verde cozido (com 1 colher de azeite) + 2 fatias de pão torrado + 2 rodelas de ananás natural + 1 chávena de chá vermelho.

Lanche: 1 chávena de chá verde + ½ pão de mistura com requeijão.

Jantar: Salada de alface, tomate, cebola e espargos (com 1 colher de azeite e limão) + 1 tortilha de cogumelos + 2 quivis + 1 chávena de chá vermelho.

Todos os dias...

Inicie o almoço e o jantar com um prato de sopa de legumes sem batata, sem massa e sem arroz.
Faça uma ceia, que pode ser um iogurte magro ou 1 peça de fruta ou 1 copo de leite magro com 1 tosta ou 2 bolachas tipo Maria ou torrada.

Revisão científica: Dra. Marisa Costa (dietista no Hospital de S. João, no Porto)

Fonte: Prevenir - Sapo Saúde

3 comentários:

mayonnaise disse...

Muinto interessante!
Eu começo a minha dieta dia 9 de abril porque a lua ajuda! Como ja bebo 3 chavanas de cha verde /dia, vai ser facil...O Agar-Agar tambem ajuda bem na dieta...Vamos ver se consigo perder os meus kilos do inberno !
Nathalie

uauu! disse...

Adoreiiiiii!
vamos ver no que dá! heuheuhe
beijos!

Dani disse...

Bom dia!!!! hj tomei um decisão, vou eliminar com a ajuda do cha verde e cha vermelho 8 k,hj peso 64 vou voltar aos meus 56 k, claro com uma dieta sem doce e sem frituras e muita força de vontade...depois voltarei para contar o resultado desse desafio