terça-feira, 7 de abril de 2009

Alergias Respiratórias

Ter alergias, é ter asma, é sofrer de rinite, asma e rinite, asma e eczema, é ser alérgico a medicamentos e a alimentos, é ter urticária, meses, anos, décadas. Em alguns casos é sentir todas estas situações. É ter a vida afectada. É deixar de ir, de fazer, de viver.
E é tão simples controlar a situação para a maioria dos alérgicos. Diagnosticar, prevenir, controlar.

Porque a asma e a rinite afectam uma enorme percentagem da população, porque são doenças de grande impacto social, responsáveis por elevados custos, causa frequente de absentismo laboral e escolar e diminuição da produtividade, por si só, e pelas suas complicações, condicionam recursos a urgências e a hospitalizações, sendo responsáveis por mortes preveníveis.

As alergias respiratórias surgem frequentemente na infância, embora possam manifestar-se em qualquer idade. É essencial reconhecer os sintomas, para um diagnóstico e tratamento correctos.

Se abandonada a uma evolução não controlada, a asma pode levar a alterações das vias aéreas, e as crises podem ser graves e até fatais; se a rinite não é controlada, a asma pode surgir, ou se já se manifestou, é mais grave. Tape o seu nariz e espere alguns minutos - sinta o efeito, ou será que já o costuma sentir...

A asma e a rinite podem ser bem controladas. Controlo significa qualidade de vida, dormir bem, não se cansar, poder estudar, trabalhar, ter uma vida social normal, rir, fazer exercício, apostando-se num programa que possibilita tudo isto. É a sua vida, ou a do seu filho, que pode estar a ser muito afectada. E não o deve ser.

Participe no auto-controlo da doença. É importante alertar que são inflamações e que devem ser tratadas como tal, sendo necessário usar medicação preventiva, anti-inflamatória, e isto de uma de forma regular. Não tenha medo dos medicamentos, mas vigie o seu efeito. Os corticóides inalados, para o nariz ou para os brônquios, e os anti-Ieucotrienos, estão na primeira linha do tratamento da asma e da rinite; com os anti-histamínicos não sedativos resolvem-se a maioria dos sintomas de rinite e de conjuntivite.

Estamos na Primavera. Surgem ou agravam-se os espirros, a comichão no nariz e nos olhos, a obstrução nasal, o cansaço, a tosse e a falta de ar.

Não, outra vez não! É impensável que continue a passar mal. Existem maneiras de afastar os alergénios, existem medicamentos muito seguros e eficazes. Não dão sono, não alteram o apetite, dominam a alergia.

E "a alergia passa com a idade" está muito distante da realidade, mas saiba que existem vacinas anti-alérgicas que podem modificar o curso das alergias.

Não se deixe controlar, tenha controlo sobre as alergias, informe-se e actue. Das várias estações da vida sinta apenas os efeitos positivos.

Fonte: "Médicos de Portugal"

4 comentários:

Ana Powell disse...

Pois eu sofro terrivelmente com as alergias.
Mas os piores meses são entre Março e Outubro, ando sempre congestionada, a espirrar, de lenço na algibeira, afecta-me os olhos, ouvidos. Já não sei o que tome, vou novamente ao médico ... é horrível x

Isabel Pisoeiro disse...

Pois é Ana, eu tenho o mesmo problema...
Fui operada ao nariz em Agosto passado e fiquei bem melhor, mas nestes meses fico sempre pior!
O médico receita-me um anti-histaminico e um spray nasal e consigo andar bem melhor.
As melhoras! Bjs.

Ana Powell disse...

Olá Isabel
Obrigada pela resposta.
Eu já tomo anti-histaminicos desde há bastante tempo, já exprimentei imensas marcas para vêr se uns eram melhores que os outros e tenho o spray nasal, mas infelizmente não funciona. Houve uma altura que o spary nasal estava a funcionar pois sentia-me mais aliviada, mas parece que o meu organismo habituou-se ao spray e agora já não funciona.
No Inverno suporto muito melhor, pois noto que só espirro se estiver em ambientes com pó e tenho o cuidado de aspirar até debaixo da cama. Esta situação é terrível, há alturas que espirro durante horas até fico com dores de rins, comichões, dores de garganta, nariz entupido e sempre a correr, comichões no céu da boca enfim um verdadeiro pesadelo. Por cima vivo na Inglaterra que não ajuda nada pois estou rodeada de jardins por todo o lado, plantas, flores e mais flores. Tenho agora uma consulta para dia 22 a vêr o que é que o médico vai dizer. Tenho que pesquisar sobre essa operação nasal que fizeste pois realmente tenho que resolver esta situação.
Obrigada por tudo
Beijinhos

Isabel Pisoeiro disse...

Pois Ana, realmente o teu caso é bem mais grave que o meu... Que situação tão chata!!
A mim fizeram-me uma TAC ao nariz, viram que estava num estado algo grave e operaram-me passado uns meses num hospital público.
Secalhar fazem-te o mesmo e vais ver que melhoras imenso! Boa sorte, beijinhos!