quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Como manter o bronzeado - Betacaroteno


Tudo sobre o betacaroteno, a substância que a pode ajudar a alcançar um bronzeado saudável!

O que têm os flamingos e as lagostas em comum (para além de ambos pertencerem ao reino animal)?
A sua cor exuberante! E sabe a que se devem esses tons? Ao facto de esses animais adorarem comer plantas ricas em carotenóides, nomeadamente pró-vitamina A.
Ou se preferir betacaroteno, a substância que torna os flamingos cor-de-rosa mas, a si, vai ajudá-la a conquistar um tom atraente e, mais importante que tudo, saudável. Basta que leia o que se segue e cumpra os conselhos que vai encontrar.

A metamorfose
O betacaroteno é um membro da família dos carotenos, compostos lipossolúveis pigmentados que estão presentes em frutas e vegetais. Na prática, é responsável pelo tom laranja, vermelho e amarelo que muitos alimentos revelam. Trata-se de uma pró-vitamina, tendo a capacidade de se converter, no organismo, em vitamina A.
A carência desta vitamina (também conhecida como retinol) traduz-se em alterações na visão e ao nível da pele e na diminuição da resistência a infecções.
Já o seu excesso, geralmente resultante da má utilização de suplementos nutricionais, revela sintomas como náuseas, vómitos, perda de apetite e dores de cabeça, que desaparecem com a suspensão da toma desse tipo de fármacos.
Quando ingerimos quantidades exageradas de pró-vitamina A, o organismo não a transforma em retinol, acumulando-a. Esse excesso é denunciado pelo tom alaranjado da pele das palmas das mãos e das plantas dos pés, uma situação indesejável mas que não é considerada tóxica pelos especialistas.

Efeito antioxidante
O betacaroteno destaca-se ainda pelas suas propriedades antioxidantes. Desempenha um efeito protector a nível celular ao contrariar a acção dos radicais livres, moléculas que favorecem o aparecimento de doenças cardiovasculares e cancro.
Ao ser transformado em vitamina A, o betacaroteno vai estimular a produção do pigmento que existe na nossa pele (melanina), responsável por protegê-la das agressões provocadas pela exposição solar.
Para além disso, é graças a ele que a melanina é distribuída pelo nosso corpo. Assim, entre outras funções, esta pró-vitamina pode ser uma aliada para contrariarmos a acção nefasta dos radicais livres originados pela exposição solar, as reacções alérgicas ao sol ou mesmo as queimaduras.

A ingestão de Betacaroteno previne:

O envelhecimento inibindo a formação de radicais livres no organismo, atua no desenvolvimento e manutenção da estrutura epitelial e das mucosas que revestem intestinos, atua no desenvolvimento dos dentes e ossos, aumenta a imunidade, dá elasticidade a pele, aumenta o brilho dos cabelos, fortalece as unhas, e atua no metabolismo das gorduras.Também favorece a obtenção de um bronzeamento mais rapido e uniforme da pele. Funciona da seguinte forma, ao ingerirmos alimentos como cenoura, abobora, beterraba, manga, mamão, o betacaroteno contido nestes alimentos se transformam em vitamina A em nosso organismo .A conversão do beta-caroteno em vitamina A é dada na parede do intestino delgado; este processo todo irá auxiliar também na formação da melanina, que é o pigmento da pele que é responsável por protege-la dos raios ultra violetas e manter o bronzeado por mais tempo.

O Betacaroteno pode também ser encontrado na couve, no repolho, no espinafre, agrião e brocolos. Pode ser ingerido sem qualque restrição e o único efeito colateral seria ficar com a pele mais amarelada, efeito que desaparece com a redução do consumo. Portanto, mãos a obra a ingerir alimentos saudaveis e com betacaroteno

Fonte: Sapo Mulher; Blog da Mulher

2 comentários:

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Eu já tinha ouvido falar em alguns destes beneficios.. este artigo está bastante esclarecedor..
eu no tempo quente habitualmente tomo um sumo de fruta ao pequeno almoço, porque existem mais frutas e porque é mais agradavel bebe-lo com o tempo quente, quase sempre o sumo leva cenoura, porque adoro e por causa da vitamina A, e é verdade...fico morena muito mais rápido;)
beijinhos e obrigada

Ange disse...

Olá...
A reportagem é mesmo esclarecedora. Vou postar um link onde se encontram informações sobre o bronzeamento a jato, o qual tambem é uma forma de se manter bronzeado evitando o sol.
http://www.suprilojavirtual.com.br/
Obrigada!