segunda-feira, 17 de agosto de 2009

15 truques para evitar que o ponteiro da balança suba em tempo de ócio




As férias são tempo de sol, praia e lazer, mas para muitas pessoas, significam também o período em que ganham alguns quilos a mais.

Para combater este problema basta não fazer excessos alimentares e mexer-se.

Não queremos que perca as jantaradas com amigos e família, mas se puder ingerir alimentos saudáveis tanto melhor e se, em vez de passar uma tarde na esplanada ou deitada na toalha, praticar exercício físico melhor ainda. Dê primazia a alimentos saudáveis, ricos em fibras e pobres em gordura e açúcar e beba água para matar a sede em vez dos refrigerantes e cervejas.

Não salte refeições e tenha sempre consigo um snack para petiscar quando a fome aperta. Se seguir as nossas dicas, poderá olhar para a balança sem receios e usufruir do Verão como merece.

{1} Nas férias, há tendência para não ter horários, no entanto, as refeições não devem ser esquecidas. Comece a manhã com um bom pequeno-almoço. Este é o melhor truque para acelerar o seu metabolismo e ingerir menos calorias durante o dia.

{2} Coma de três em três horas para evitar que os mecanismos de saciedade disparem. A fruta, fácil de transportar, é um excelente snackpara o meio da manhã e da tarde quando está na praia ou anda a passear.

{3} Prefira alimentos ricos em fibra, que são mais saciantes por serem de digestão lenta e que, logo, ajudam a reduzir o número de calorias ingeridas ao longo do dia.

{4} O calor faz com que as pessoas procurem pratos mais ligeiros, como é o caso das saladas, que são frescas e muito nutritivas se juntar os ingredientes certos. Mas lembre-se que os molhos podem arruinar uma refeição saudável, devido à quantidade excessiva de gorduras que possuem. Para temperar, use exclus ivamente azeite, vinagre e limão e polvilhe com ervas aromáticas. Este último gesto ajuda a reduzir também a quantidade de sal usada.

{5} Se nas suas férias vai comer sempre em restaurantes, não abuse dos pratos com muita gordura, dos fritos, prefira vegetais a outro tipos de acompanhamento. Evite as entradas e coma sempre sopa para evitar exageros no segundo prato. Em muitos hotéis, os buffets e os menus têm já opções mais light e até vegetarianas.

{6} Se gosta de cozinhar aproveite o tempo livre para experimentar receitas com produtos novos e saudáveis, que pode comprar nos mercados dos locais onde está a passar férias. Quando chegar a casa reúna a família na cozinha e confeccionem a refeição em conjunto.

{7} Evite os fritos e os gratinados, opte pelos cozidos, assados e grelhados, pratos que não necessitam de muita gordura na sua confecção. Quando esta for indispensável, prefira o azeite a qualquer outra.

Férias na linha

{8} Aproveite também para saborear a refeição calmamente, sentir-se-á mais saciada e terá aproveitado o sabor, o aroma e as texturas de cada alimento, para além de digerir melhor.

{9} Se optar por comer sandes, escolha pão escuro e aposte nos vegetais. Alface, tomate, rodelas de pepino, espinafres e agriões são o acompanhamento ideal para queijo magro, fiambre de peru ou até atum, alimentos que não põem em risco a linha.

{10} Os gelados de fruta e água, bem como a gelatina, são uma óptima opção para sobremesa. Têm menos quantidade de açúcar e gordura do que os outros doces.

{11} No Verão, é normal sentir-se mais sede. Por isso, aproveite para beber água e se quiser variar beba chá sem açúcar e sumos de fruta. Evite os refrigerantes, geralmente ricos em açúcar ou prefira as suas versões light.

{12} Lembre-se que as bebidas alcoólicas têm sete calorias por grama, por isso, deixe o álcool para ocasiões muito especiais. Idealmente as mulheres não devem beber mais de 125 ml de álcool por dia e os homens 250 ml.

{13.} Férias até podem ser sinónimo de dolce fare niente. Todavia, isso não pressupõe ser-se totalmente sedentário. Não é necessário ir para o ginásio. Basta seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde. Pratique diariamente 30 minutos de actividade física.

{14} Se vai de férias para uma cidade aproveite para andar a pé em vez de carro ou transportes públicos. A bicicleta também pode ser uma boa opção.

{15} Na praia aproveite para caminhar, correr, jogar voleibol, raquetes, brincar com os seus filhos e nadar. Ficar o dia inteiro estendida na toalha é completamente proibido.

Texto: Rita Caetano, Saber Viver

3 comentários:

SoraiaSilva disse...

Ora aí estão umas belas dicas!!
Vou de férias em breve e espero cumpri-las todas (Não vai ser fácil!).
Eu sou daquelas que costumo ganhar sempre uns quilinhos nas férias :S
Beijinhos*

Miss Complicações disse...

"Na praia aproveite para caminhar, correr, jogar voleibol, raquetes, brincar com os seus filhos e nadar. Ficar o dia inteiro estendida na toalha é completamente proibido."

Quem me dera que me dexassem quietinha na toalha... falta de vontade não tenho ...

paula fortuna disse...

o blog está muito sugestivo,engordei oito kilos ao deixar de fumar á dois anos e deixei de comer carne,essas ideias são optimas,algumas até as sigo mas adoro comer!!!