sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Dicas na cozinha




Alho

Depois de cortar alho, fica sempre um cheiro desagradável nas mãos. Para que tal não aconteça, esfregue as mãos com café moído e lave-as de seguida com água e detergente. Também pode passar os dedos pela lâmina da faca e passar as mãos por água fria.

Amêijoas

Para retirar por completo a areia no interior das amêijoas, mergulhe-as de véspera num pouco de água (sem cobrir totalmente) com sal. Polvilhe com farinha e reserve até ao dia seguinte antes de as confeccionar.

Amêndoas

Existe uma forma muito fácil de pelar as amêndoas: deixe-as durante algum tempo de molho em água a ferver e, de seguida, esprema-as com os dedos. Se desejar que fiquem mais claras, passe-as por água fria e enxugue-as com um pano.

Azeite

De entre todas as gorduras, o azeite é o mais saudável e deve ser sempre muito fino.

Bacalhau desfiado

Para desfiar facilmente o bacalhau, faça o seguinte: coza-o, retire-lhe as espinhas e peles e coloque-o num pano grosso. Depois, esfregue o pano e verá que o bacalhau ficará em fios finos, bem desfiado.

Bacalhau muito salgado

Recupere bacalhau que esteja muito salgado, fervendo-o com uma colher de sobremesa de farinha de trigo, pois esta absorverá o excesso de sal.

Batatas

Para guardar as batatas durante mais tempo, não as lave com água pois grelam mais facilmente e podem apodrecer. Basta escová-las e guardar em local seco e fresco, abrigadas da luz solar.

Brócolos

Os bróculos e couve-flor exigem uma limpeza mais cuidada e por isso deverá mergulhá-los durante alguns minutos em água salgada.

Café

Para dar um sabor especial ao café, experimente adicionar uma colher pequena de chocolate em pó.

Caldos da Cozedura

Para tornar outros pratos mais saborosos, aproveite os caldos de cozedura de legumes, carnes e peixe para utilizar posteriormente.

Espinafres

Para que os espinafres mantenham a cor verde original, mergulhe-os de imediato em água fria depois da cozedura.

Feijão

Para que o feijão fique mais macio, adicione algumas gotas de azeite à água enquanto coze.

Ovos

Sempre que desconfiar que os ovos não são frescos, rejeite-os. Para verificar a sua frescura certifique-se que não acontece uma das seguintes situações:
Ao partir o ovo, a gema estala e mistura-se à clara;
Ao agitar o ovo junto ao ouvido ouve um chocalho;
Ao introduzir um ovo cru em água salgada ele flutua (se for ao fundo é porque é fresco e se ficar ameio da água é porque já tem vários dias).

Ovos cozidos

Há uma forma fácil de descascar os ovos: depois de cozidos, mergulhe-os em água fria durante uns instantes. Para que não rebentem durante a cozedura, acrescente umas gotas de vinagre à água de cozedura.

Ovos fritos

Para que a gordura não salpique enquanto frita os ovos, junte um pouco de farinha ao azeite.

Pão

Pode conservar o pão fresco durante 2 dias, guardando-o no frigorífico envolvido em papel pardo e numa folha de papel de alumínio. Se tiver restos de pão duro, aproveite-os para utilizar em panados: torre ligeiramente e rale os pedaços.

Sopas

Se durante a confecção da sopa vir que tem muita gordura, deixe que ela se acumule à superfície e retire o excesso com uma colher ou escumadeira.

Tomate

Para retirar ou aligeirar a acidez do molho de tomate, acrescente-lhe uma pitada de açúcar durante a confecção.

Sal

Se colocou sal a mais na comida, deite algumas gotas de limão e deixe ferver um pouco.




Fonte: www.nacional.pt

1 comentário:

Patricia disse...

obrigada pelas dicas :)