quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Temperos e ervas aromáticas




As ervas aromáticas são uma forma saudável de temperar qualquer prato, mas tenha a certeza que as lavou convenientemente. De seguida, enxugue-as em papel de cozinha (absorve toda a água em excesso). Retire-lhe os talos maiores e pique fina ou grosseiramente a seu gosto.

Alho

Pode ser utilizado fresco, seco (desidratado) ou congelado. É um dos principais temperos da cozinha portuguesa e muito usado na confecção de pratos de massas.

Alecrim

Fresco ou seco, é muito apreciado em pratos de carne (em particular caça). Os ramos também são usados como espetos para grelhar carnes, uma vez que depois de retiradas as folhas dão um sabor muito característico.

Canela

Em pó ou em pau, proporciona um sabor quente e ligeiramente adocicado. É mais utilizada em sobremesas e doçaria mas também pode ser um excelente complemento para pratos salgados, nomeadamente na cozinha oriental.

Caril

O caril resulta da mistura de várias especiarias e pode ser mais ou menos picante. Ao temperar com caril, pode-se esperar um sabor forte e exótico. Ideal para dar um toque oriental a vários pratos de peixe, marisco ou carnes.

Cebolinho

Pode ser encontrado fresco, congelado ou seco, tem um sabor fresco que combina cebola e alho francês. Excelente como complemento de massas, saladas e outros pratos.

Coentros

Em grão, frescos e congelados, devem ser adicionados ao prato apenas no final de modo a não perderem o aroma e a sua cor fresca.

Colorau (ou Pimentão Doce)

Resulta da moagem fina da polpa seca do pimento doce vermelho. Ideal para utilizar em estufados, assados e guisados.

Cravinho

Tem um sabor intenso e pode até chegar a ser ligeiramente picante. É utilizado principalmente em receitas de carnes (especialmente caça) e algumas sobremesas e pastelaria.

Endro

Fresco ou seco, é ideal para aromatizar sopas e molhos. Em fresco, o endro realça o sabor de saladas e legumes, principalmente se for adicionado no último momento da preparação.

Estragão

De sabor forte mas subtil, é muito utilizado em aves, peixe, molhos e ovos. É também ideal como tempero em saladas.

Funcho

Esta planta deu nome ao Funchal. As suas folhas e caule proporcionam um sabor ligeiramente adocicado. Serve de guarnição para pratos de legumes e peixe.

Gengibre

De sabor forte e exótico, o gengibre contém vários nutrientes benéficos à saúde, como vitaminas C, B3 e B6. Contém ainda manganésio, nutriente que exerce uma acção anti-oxidante no organismo.

Hortelã

Deve ser utilizada fresca, pois é assim que emana o sabor mais refrescante. Muito utilizada em receitas com borrego.

Louro

Pode ser encontrado em folha ou em pó (sempre seco). É o tempero ideal para assados, estufados, guisados e marinadas.

Manjericão

De sabor ligeiramente apimentado é uma opção aos orégãos em molhos para massas, saladas e como complemento a pratos de massas.

Manjerona

Semelhante aos orégãos, mas com um sabor mais ligeiro, é adocicada. Deve ser adicionada na confecção pouco antes de servir, de modo a não perder o seu sabor delicado durante os cozinhados mais longos.

Mostarda

Os 2 tipos de mostarda mais conhecidos são Dijon e Inglesa. No entanto é também possível encontrá-la sob a sua forma mais pura: em grão. Por isso pode ser usada como condimento ou ingrediente de várias receitas.

Noz Moscada

Em grão, seca ou moída, é muito utilizada para aromatizar puré de batata, molho béchamel e recheios.

Oregãos

Secos ou frescos, estes últimos proporcionam um sabor mais forte e fresco. Muito utilizados em molhos para massas (à base de tomate), pizzas e saladas.

Pimenta

Proporciona um sabor quente aos mais variados pratos, em grão ou moída (especialmente saborosa se for moída na altura da utilização na receita). A pimenta pode ser: branca, preta, verde, rosa ou mistura de várias pimentas. Apenas a pimenta verde é vendida fresca ou em conserva.

Piripiri

Em malaguetas, secas, frescas ou em pó. São as sementes do piripiri que dão um sabor picante e quente às receitas.

Salsa

Pode ser encontrada seca, congelada ou fresca, sendo utilizada em inúmeros pratos, como complemento ou mesmo decoração.

Tomilho

Ideal para pratos de carne (nomeadamente porco), massas, legumes ou peixe, perfuma suavemente e proporciona um sabor inconfundível.



Fonte: www.nacional.pt

Sem comentários: