quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Truques úteis




Alho

Regra geral, o alho causa um hálito desagradável e por isso muitas pessoas evitam comer. Para evitar esses problemas, experimente cortar o alho ao meio e retirar a parte central (normalmente de cor esverdeada).

Assados

Para que um assado fique realmente saboroso e bem cozinhado, deverá ser preparado com alguma antecedência e deixar que a cozedura no forno seja lenta, de forma a manter todos os sabores dos ingredientes. Aconselha-se por isso que para fazer um bom assado conte com cerca de 3 horas.

Batatas Fritas

Coloque as batatas já cortadas no frigorífico cerca de meia hora antes de fritar, para que fiquem mais secas e macias depois de fritas.

Café

O café moído é ideal para lavar galheteiros.

Cebola

Para evitar chorar enquanto corta as cebolas, descasque-as e corte-as ao meio e coloque-as num recipiente com água durante 2 a 3 minutos antes de as cortar.

Fornos

Se deixar aquecer demasiado o forno, coloque um tacho com água fria e verá que arrefecerá o suficiente para colocar o seu prato a confeccionar sem correr o risco de queimar.

Fritar Batatas

Antes de fritar as batatas, passe-as por um pano seco para retirar o excesso de água e verá que ficarão mais sequinhas e fritam mais depressa.

Legumes

Antes de lavar os legumes, deixe-os mergulhados em água com um pouco de sal e vinagre durante cerca de 10 minutos, pois assim garante que quaisquer organismos saem e depois é só lavar com água.

Natas

Para conservar as natas depois de abertas durante alguns dias, despeje o conteúdo do pacote num frasco de vidro com tampa de plástico, limpo e completamente enxuto e guarde no frigorífico.

Película aderente

Por vezes é difícil manter a película aderente esticada quando tenta tapar um recipiente. Se guardar o rolo de película no frigorífico vai ver que será mais fácil.

Pimenta

Se colocar demasiada pimenta na comida, adicione uma colher de chá de açúcar para cortar o sabor.

Queijos

Para os queijos com tendência para endurecer, pode evitar que aconteça ao passar manteiga na parte cortada.

Sal

Para evitar a humidade nos saleiros com sal fino, seque alguns bagos de arroz ao sol e coloque no saleiro. O arroz absorve a humidade própria do sal.

Salsa

Para conservar a salsa fresca durante mais tempo (até 3 semanas), lave e escorra bem, coloque num recipiente de vidro tapado e guarde no frigorífico.

Vinho

Para refrescar uma garrafa de vinho mais rapidamente, envolva-a num pano de flanela molhado com água gelada.



Fonte: www.nacional.pt

Sem comentários: