
No Natal, a procura do “bem-estar” passa também por quebrar as regras de uma alimentação dita “saudável”. A ocasião é especial e perderia o seu encanto sem as tradicionais rabanadas, os sonhos e o tão famoso bolo-rei!
O que fazer para controlar o peso e promover a saúde nutricional numa época festiva como esta?
Devemos jejuar no natal? Não é o momento. É possível optar por um cardápio apelativo e simultaneamente recomendável.
Bacalhau ou polvo com todos
Apesar do seu teor em colesterol, são peixes cozidos e pouco calóricos que constituem uma excelente opção. Quando acompanhados com batata e legumes cozidos entram no núcleo dos pratos saudáveis e continuam a ser perfeitos para manter a tradição na Consoada.
Peru no forno
Se eliminarmos a pele, estamos a optar por uma carne magra e saborosa, riquíssima em proteínas. O ideal será acompanhá-lo com um arroz de pinhões e passas, cozinhado sem gordura e abdicar das típicas batatas fritas, inimigas da saúde. Experimente ainda juntar a este prato uma dose de legumes em salada, salteados ou confeccionados de acordo com a sua imaginação.
Dicas saúde e bem-estar
EVITE | PREFIRA |
· Vinhos brancos suaves e adocicados · Cerveja · Carnes gordas (pernil, presunto, etc.) · Saladas com maionese · Partes gordas das carnes (asas, costelas, pele, etc.) · Grandes quantidades de frutas cristalizadas e frutos secos (nozes castanhas, etc.) | · Vinhos tintos ou brancos secos · Água e sumos de frutas naturais · Carnes magras (peru, frango, etc.); · Saladas de fruta e legumes com molho de iogurte natural · Partes magras da carne (peito, coxa sem gordura visível, etc.) · Pequenas quantidades de frutos secos (passas, figos, castanhas, etc.) · Caminhada desintoxicante na manhã seguinte |
Não se preocupe se não resistir a uma lampreia de ovos, a uma rabanada ou a uma deliciosa fatia de bolo-rei! Estes doces proporcionam o prazer único de uma Consoada tradicional, recheada de aromas e sabores característicos de que vale a pena desfrutar. Além disso, já imaginou a quantidade de calorias que gastou nas corridas às compras de Natal, nas decorações alusivas à época e nas brincadeiras com os mais novos? Talvez esteja aqui o equilíbrio que procura...
Desfrute de um FELIZ NATAL!
Fonte: Nestlé
1 comentário:
Obrigada pelos bons conselhos...
bjs
Enviar um comentário