sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ingredientes e Preparação




Alho

Separe os dentes de alho, coloque-os sobre uma tábua de cozinha e esmague-os com uma faca larga. Depois disso serão mais fáceis de pelar.

O alho é indicado para a preparação dos mais variados pratos. O seu hálito intenso desaparece mastigando hortelã ou um grão de café. Para eliminar o seu odor das mãos, basta esfregá-las com salsa e depois lavá-las bem.

Amêijoas

Lave previamente as amêijoas num recipiente grande, com água fria e sal. Mantenha de molho por 3 horas (se possível no frigorífico). Depois, passe-as por água fria mais 2 ou 3 vezes.

Azeite

O azeite é a mais saborosa e saudável gordura para temperar e cozinhar massas. Fica ainda mais saboroso e aromático se se colocar dentro da garrafa alguns dentes de alho lascados, ou até ervas aromáticas, que deverão permanecer em maceração durante cerca de um mês.

Camarões

É mais fácil descascar os camarões enquanto ainda estão meio congelados.

Cebola

A cebola é indispensável nos refogados mas não deve alourar demais, para não ficar amarga. Para tal e para fazer o refogado a cebola estará no ponto quando começar a ficar transparente.

Especiarias e ervas aromáticas

As especiarias e as ervas aromáticas são um óptimo complemento para todos os pratos de massa. Por vezes, substituem o sal.

Limão

Para obter o máximo de sumo de um limão, antes de o espremer, esfregue-o sobre a bancada da cozinha, fazendo uma ligeira pressão com a palma da mão. De seguida, coloque-o no microondas durante 20 a 30 segundos.

Ovos cozidos

Depois de cozidos, passe os ovos imediatamente por água fria, será mais fácil descascá-los.

Queijo

Os melhores queijos para acompanhar as massas são o parmesão e o mozarella. Devem ralar-se só na altura de servir.

Tomate

O tomate pela-se mais facilmente se lhe fizer um corte em forma de cruz e depois o mergulhar em água a ferver durante alguns segundos. Se estiver congelado, a pele solta-se imediatamente se for passada por um jacto de água.

Fonte: www.nacional.pt

Sem comentários: