sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Ingredientes e Preparação




Alho

Separe os dentes de alho, coloque-os sobre uma tábua de cozinha e esmague-os com uma faca larga. Depois disso serão mais fáceis de pelar.

O alho é indicado para a preparação dos mais variados pratos. O seu hálito intenso desaparece mastigando hortelã ou um grão de café. Para eliminar o seu odor das mãos, basta esfregá-las com salsa e depois lavá-las bem.

Amêijoas

Lave previamente as amêijoas num recipiente grande, com água fria e sal. Mantenha de molho por 3 horas (se possível no frigorífico). Depois, passe-as por água fria mais 2 ou 3 vezes.

Azeite

O azeite é a mais saborosa e saudável gordura para temperar e cozinhar massas. Fica ainda mais saboroso e aromático se se colocar dentro da garrafa alguns dentes de alho lascados, ou até ervas aromáticas, que deverão permanecer em maceração durante cerca de um mês.

Camarões

É mais fácil descascar os camarões enquanto ainda estão meio congelados.

Cebola

A cebola é indispensável nos refogados mas não deve alourar demais, para não ficar amarga. Para tal e para fazer o refogado a cebola estará no ponto quando começar a ficar transparente.

Especiarias e ervas aromáticas

As especiarias e as ervas aromáticas são um óptimo complemento para todos os pratos de massa. Por vezes, substituem o sal.

Limão

Para obter o máximo de sumo de um limão, antes de o espremer, esfregue-o sobre a bancada da cozinha, fazendo uma ligeira pressão com a palma da mão. De seguida, coloque-o no microondas durante 20 a 30 segundos.

Ovos cozidos

Depois de cozidos, passe os ovos imediatamente por água fria, será mais fácil descascá-los.

Queijo

Os melhores queijos para acompanhar as massas são o parmesão e o mozarella. Devem ralar-se só na altura de servir.

Tomate

O tomate pela-se mais facilmente se lhe fizer um corte em forma de cruz e depois o mergulhar em água a ferver durante alguns segundos. Se estiver congelado, a pele solta-se imediatamente se for passada por um jacto de água.

Fonte: www.nacional.pt

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Massas





Como se deve preparar a massa

Deve cozer-se a massa num recipiente alto sem tampa, utilizando sempre a regra do 1 – 10 – 100. Ou seja: 1 litro de água para 10g de sal grosso e 100g de massa.

Quando a água ferver, adicione o sal e a massa, mexendo de vez em quando com um garfo de madeira. Durante o tempo de cozedura mantenha o recipiente destapado. A massa estará no ponto ideal “al dente” quando estiver cozida por fora e ligeiramente dura por dentro.

O tempo de cozedura depende do formato de cada massa. Uma vez cozida, escorra a massa num passador. Só deverá passar por água fria no caso de preparar saladas.


Fonte: www.nacional.pt

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Equivalências



1 chávena de açúcar = 210 g
1 chávena de arroz = 180 g
1 chávena de farinha = 100 g
1 chávena de manteiga/margarina = 180 g
1 chávena = 2 dl = 12 colheres de sopa
1 copo de água = 2 dl = 12 colheres de sopa
1 copo de vinho = 1 dl = 6 colheres de sopa
1 cálice = 0,5 dl = 3 colheres de sopa

1 colher de sopapesa
Açúcar10 g
Água/leite15 g
Arroz 15 g
Cacau8 g
Farinha7 g
Azeite/óleo 12 g
Manteiga/margarina 15 g
Fécula de batata/maisena 13 a 15 g
Sal 15 g


Fonte: www.nacional.pt

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Como Evitar Constipações


- Mantenha-se bem hidratada. As mucosas são a primeira linha de defesa e se não estiverem hidratadas não podem desempenhar bem o seu trabalho protector.

- Lave as mãos com frequência. Os micróbios estão em tudo o que toca.

- Coma alimentos frescos e naturais. Podem ser mais caros que os congelados ou que os pré-cozinhados, mas conservam melhor as vitaminas e os minerais, que reforçam o sistema imunitário.

- Ingira alimentos ricos em vitamina C, pois torna-la-á mais resistente e é altamente anti-oxidante.

- O giseng protege o seu corpo das constipações como demonstram diversos estudos realizados na Universidade de Connecticut.

- Uma infusão da planta equinácia tomada de forma regular reduz os sintomas e as próprias constipações.