quinta-feira, 30 de abril de 2009

Acne (Cravos e Espinhas)

O que é ?

A acne é uma doença de predisposição genética cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Devido a isso, as lesões começam a surgir na puberdade, época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo, atingindo a maioria dos jovens de ambos os sexos.

A doença não atinge apenas apenas adolescentes, podendo persistir na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, quadro mais frequente em mulheres.

As manifestações da doença (cravos e espinhas) ocorrem devido ao aumento da secreção sebácea associada ao estreitamento e obstrução da abertura do folículo pilosebáceo, dando origem aos comedões abertos (cravos pretos) e fechados (cravos brancos). Estas condições favorecem a proliferação de microorganismos que provocam a inflamação característica das espinhas, sendo o Propionibacterium acnes o agente infeccioso mais comumente envolvido.

Manifestações clínicas

A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.

Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam por sob a pele) e o acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).

O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).



Acne Grau II: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).



Acne Grau III: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).



Acne Grau IV: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.




Tratamento

Sendo doença de duração prolongada e algumas vezes desfigurante, a acne deve ser tratada desde o começo, de modo a evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens acometidos pela acne.

O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da proliferação bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro, geralmente antibióticos para controlar a infecção ou, no caso de pacientes do sexo feminino, terapia hormonal com medicações anti-androgênicas.

A limpeza de pele, que pode ser realizada por esteticistas devidamente capacitadas, tem ação importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas.

Em casos de acne muito grave (como a acne conglobata), ou resistente aos tratamentos convencionais, pode ser utilizada a isotretinoína (Roacutan), medicação que pode curar definitivamente a acne em cerca de seis a oito meses na grande maioria dos casos.



Apesar de não ter participação na causa da doença, a dieta pode ter influência no curso da acne em algumas pessoas. Alimentos como chocolate, gorduras animais, amendoim e o leite e seus derivados devem ser evitados pelos pacientes que apresentem acne e percebam agravação dos sintomas após a ingestão dos mesmos.

O lado emocional dos pacientes não deve ser menosprezado. A desfiguração causada pela acne mexe com a auto-estima do adolescente, que passa a evitar o contato social com vergonha de suas lesões e das brincadeiras dos colegas. Quando necessário, deve ser fornecido suporte psicológico.

O tratamento da acne deve ser orientado por um médico dermatologista, que é o profissional capacitado para indicar os medicamentos ideais para cada caso. Não use remédios indicados por pessoas leigas ou que tenham um quadro semelhante ao seu. Eles podem não ser apropriados ao seu tipo de pele. A duração do tratamento é longa, geralmente nunca é menor do que seis meses, portanto, paciência. Esclareça suas dúvidas com o dermatologista que o acompanha, ele sempre poderá ajudá-lo.

É importante saber que algumas pessoas apresentam melhoras com certos medicamentos e outras não. Por isso, pode ser que seu médico precise trocar a sua medicação caso o tratamento inicial não esteja surtindo efeito para o controle da doença.

Fonte: www.dermatologia.net

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Poupança nas Compras • Dicas

Simplifique nas compras e leve para casa o que lhe faz mesmo falta. Pode ser um pacote de leite para os miúdos ou um casaco para si, desde que tenha uma razão de ser e que tome uma decisão inteligente. Ponderar às vezes não é fácil, no meio de tanta oferta, mas nós aqui ajudamos.
Leve sempre uma ListaAntes de começar a comprar, é aconselhável que faça um orçamento prévio. Pode ser uma tarefa desconfortável, mas isto ajuda a fazer uma lista mais adequada às suas necessidades e às suas economias. Assim vai evitar que gaste entre 30% e 40% mais do que previsto.
Vá fazendoQuando acabar alguma coisa em casa anote, de preferência num bloco de notas próximo da despensa ou colado ao frigorífico. Assim, sempre que for às compras, metade da lista já está pronta! Se tiver de sair de casa cada vez que se lembra que não tem ovos ou leite, os seus gastos em tempo e combustível vão aumentar muito.
Compre em grandes quantidadesSe o papel higiénico, as pilhas, as lâmpadas e outros produtos que não têm prazo de validade estiverem em promoção, aproveite os preços baixos e faça um bom stock lá em casa. O mesmo serve para alimentos com prazos de validade longos, como os cereais, os enlatados ou produtos para congelar.
Esteja atento às marcas brancasAs marcas brancas vieram trazer preços mais económicos face às outras. Renda-se à competição, mesmo que comece apenas por experimentar um ou outro produto. Vai surpreender-se com o resultado: menos dinheiro e a mesma qualidade.
Tenha a sua horta na cozinhaEm vez de comprar frascos de condimentos e ervas aromáticas, poupe em material e dinheiro e experimente cultivar em sua casa, as suas próprias ervas aromáticas. Para manter salsa, coentros, hortelã, não é preciso muita dedicação. Basta arranjar uns pequenos recipientes e fazer uma mini horta na janela da cozinha, que até vai dar um ar mais vivo à sua casa.
Compre com tempoQuando for às compras, evite a hora das refeições. É quando há maior afluência e quando você ainda está de barriga vazia. Assim vai ter tendência para comprar mais comida do que aquela que realmente necessita, porque está com fome ou porque quer fugir da confusão. Por isso, vá às compras com tempo, para poder comparar preços e produtos e estar longe das longas filas.
Leia maisExperimente fazer uma visita às bibliotecas que tem perto do seu local de trabalho ou de sua casa. Pode levar livros consigo para ler, normalmente é só fazer a inscrição. Continue a ler, mas livros emprestados, em vez de ir comprá-los todos às livrarias. Poupa dinheiro e contacta com livros cheios de história.
Convívio em casaReceba os amigos em casa, em vez de os convidar a ir jantar fora. Pode descobrir novas receitas de petiscos e pratos que vão surpreender todos, ou pedir a cada um para trazer, por exemplo, as bebidas para o banquete. Ao mesmo tempo, cria um ambiente mais intimista e mais acolhedor, para um convívio diferente.
Aproveite os saldosTem duas épocas por ano e vale a pena esperar por elas. Para além de nos permitirem comprar roupa que noutras alturas implicaria um sacrifício, vai refrescando o seu guarda-roupa com peças novas.


Fonte: Continente.pt

terça-feira, 28 de abril de 2009

Poupança no Automóvel • Dicas

O seu carro pode realmente ser uma necessidade para si, mas há maneiras de o rentabilizar e encontrar alternativas. Siga as nossas sugestões, poupe dinheiro em combustível e ganhe em tempo e em qualidade de vida. Já sabe que o ambiente agradece. E vai ver que o seu corpo também.
Lave tudo com um baldeLavar o seu carro durante 30 minutos consome 216 a 560 litros de água. Usar um balde de 10 litros para molhar o carro e 3 baldes para enxaguar, consome apenas 40 litros, o que representa uma economia significativa. Por isso lave o seu carro a balde. Se utilizar uma mangueira, desligue a água sempre que não estiver a ser usada. Alternativamente lave-o na estação de serviço, onde o consumo da água é previsto e controlado para uma eficiência máxima.
Conduza mais devagarA velocidade é um dos factores que aumenta mais o consumo de combustível, por isso quanto mais depressa andar, mais o carro consome. Lembre-se que a velocidade é também uma questão de segurança para si. Sempre que acelera ou trava subitamente, o motor gasta mais combustível e produz mais CO2, por isso manter uma velocidade regular ajuda-o a ter um consumo mais económico.
Não pare no pára-arrancaTente antecipar o fluxo de trânsito. Olhe para a frente, o mais longe possível, para evitar paragens e arranques desnecessários. Se não conseguir evitar as filas, quando estiver parado por mais de um minuto desligue o motor. Para realmente poupar mais, experimente começar a sair de casa mais cedo, evitando as horas de ponta.
Partilhe o seu meio de transporteSe quer continuar a ir de carro para o trabalho, pondere a partilha de automóvel. Vai ajudar a reduzir os congestionamentos de trânsito e o consumo de combustível, seu e da sua companhia. Divida as despesas com quem o acompanhar, ou levem o carro à vez. Se não houver ninguém que conheça que o possa fazer, já existem sites onde se oferecem e combinam boleias.
Conduza com moderaçãoQuando se deslocar a velocidades especialmente elevadas, em auto-estrada ou vias rápidas, feche as janelas e retire as malas de tejadilho vazias. Vai reduzir a resistência ao vento, logo o consumo de combustível e as emissões de CO2 podem baixar até 10 %. Mas nem sempre por isso precisa de ligar o ar condicionado. A utilização desnecessária aumenta o consumo de combustível e as emissões de CO2 em até 5 %.
Descarregue o carroTente não fazer do seu carro uma arrecadação. Veja se realmente precisa das coisas que acumula no porta - bagagem e retire toda a carga desnecessária possível. Quanto mais peso estiver no veículo, mais esforço tem o motor de fazer e por isso mais combustível vai consumir, e consequentemente emitir mais gases poluentes.
Faça a manutençãoMantenha o seu carro bem afinado, verifique o nível do óleo regularmente e a pressão dos pneus todos os meses. Quando os pneus estão com pressão inferior à indicada, aumentam o consumo de combustível até 4%. O seu veículo bem afinado funciona de forma mais eficiente e ajuda a reduzir as emissões de CO2.
O seu carro seguroNa altura de celebrar um contrato de seguro para o seu carro, estude todas as opções e visite todas as seguradoras que conhecer; não deixe nada de fora. Nem sempre o seguro contra todos os riscos vale a pena. Se puder evite o pagamento semestral, trimestral ou mensal dos prémios, pois isso implica um custo adicional, proporcional ao número de prestações.
Caminhe maisNos passeios de fim-de-semana, nas idas à padaria ou ao mini mercado, vá a pé. Já sabe que andar 30 minutos por dia faz bem à sua saúde e ao seu estado de espírito. Pode aproveitar para conhecer novos sítios na sua cidade, estar mais tempo em jardins e ao ar livre, em vez de desperdiçar tempo no trânsito.
Troque de carroSe estiver a pensar em trocar de carro, concentre a sua pesquisa em modelos mais económicos. Se o seu carro actual consumir muito é provável que seja mesmo benéfico mudar, é uma questão de investigar e comparar as vantagens. Há carros usados em conta, há apoios do Estado e das próprias marcas, tudo para você poupar mais. Pense nisso.


Fonte: Continente.pt

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Poupança na Cozinha • Dicas


Para não passar tanto tempo na cozinha e passar mais tempo com a sua família à mesa, a apreciar os seus pratos, espreite as nossas sugestões. Às vezes basta apenas um pouco mais de atenção para poupar em tempo e em dinheiro nas facturas.
Fazer e aquecer no sítio certoPara cozinhar, é preferível utilizar uma panela de pressão, sempre que possa, porque economiza até 50% da energia consumida a confeccionar os seus alimentos. Para reaquecer mais tarde, ou mesmo fazer certos pratos, é melhor usar o microondas em vez do forno porque assim poupa 70% de energia.
Menos pode ser maisQuando cozinhar, tenha o cuidado de não encher as panelas com água em excesso. Quanto mais cheia uma panela estiver, mais tempo vai demorar a ferver a água, e logo vai gastar naturalmente, muito mais gás.
Acerte na chamaQuando as panelas já estiverem a ferver, reduza a intensidade da chama, e mesmo de inicio não deixe as chamas ultrapassarem a dimensão da panela. Uma chama enorme não vai aumentar a temperatura, nem acelerar a confecção, por isso, opte por uma chama menor e uma poupança maior.
Cozinhe mais e melhorPara poder cozinhar de forma eficiente, verifique as chamas do seu fogão. Devem estar sempre uniformes e azuis. Se vir que têm uma cor amarela ou alaranjada, pode significar que existe uma obstrução nas passagens do ar ou até mesmo do gás. Apesar de não passar para a chama, o gás está a ser queimado e desperdiçado.
Escolha bocas pequenasCozinhe tanto quanto possível numa boca do fogão adequada ao tamanho da panela que está a usar. Tente escolher as bocas mais pequenas sempre porque consomem até 10% menos gás do que as outras. As bocas maiores se tiverem a chama a contornar as suas panelas, vão deixá-las queimadas e mais difíceis de lavar.
As tampas são para usarHabitue-se a cozinhar com as tampas nas panelas, para evitar que o calor se evapore. Até se torna mais fácil fazer os seus pratos, porque a quantidade de água, ou molho, fica certa e não tem que andar a juntar mais. Assim, diminui o tempo de cozedura e também a quantidade de gás utilizada.
Churrascos amigos do ambienteSe gosta de fazer churrasco nas suas traseiras, tente arranjar troncos secos na berma das estradas, ou pinhais que tenha por perto, para fazer os seus grelhados, em vez de comprar sacos de carvão. Poupa dinheiro e naturalmente ajuda o ambiente, ao fazer reutilização dos materiais e não consumindo novos.
Guardar comidaPara guardar o que sobra das suas refeições, deixe os alimentos arrefecerem primeiro antes de os colocar no frigorífico. Ao colocar recipientes quentes lá dentro, vai obrigar o frigorífico a fazer um esforço adicional para os refrigerar e logo a gastar mais energia. Abra sempre o frigorífico só quando precisa e durante o menor tempo possível.
Pequeno-almoço em casaNa refeição mais importante do seu dia delicie-se com leite, café, peças de fruta, iogurtes e cereais à sua mesa. Além de ser uma solução mais em conta, é sem dúvida um pequeno-almoço saudável e equilibrado, que ainda lhe dá mais tempo para estar com a sua família reunida.
Personalize os seus guardanaposUse guardanapos de pano à mesa. Pode aproveitar restos de tecido que tenha em casa e fazê-los a seu gosto. Consulte revistas, tire ideias e faça conjuntos diferentes. Os guardanapos de pano podem ser lavados e reutilizados.


Fonte: Continente.pt

domingo, 26 de abril de 2009

Poupança em Casa • Dicas


É em sua casa que a poupança começa. Temos para si sugestões simples mas que lhe vão permitir economizar tempo e dinheiro. Aprenda a gerir melhor o orçamento doméstico ajudando o ambiente.
Reciclar PapelTodas as folhas de papel que ainda têm de um lado em branco podem ser guardadas para reutilizar. Pode até criar uma gaveta ou uma caixa exclusivamente para papel de rascunho para impressão. E também pode cortá-las e agrafá-las para criar blocos de notas de tamanhos diferentes e que são sempre úteis.
Pense antes de ImprimirNas suas pesquisas pela Internet para trabalhos académicos ou profissionais, não imprima tudo o que lhe parecer interessante! Em vez disso, anote os sites mais úteis e quando precisar realmente de imprimir recorra às suas folhas de rascunho, reduza as margens e o tamanho do tipo de letra que está a utilizar.
Registe todas as suas DespesasPode parecer aborrecido, mas esta é a forma ideal para descobrir se está a gastar dinheiro desnecessariamente. Durante um mês inteiro, guarde todos os talões e recibos daquilo que compra, anotando num bloco os gastos que não têm talão. Junte as contas da casa, electricidade e tudo o resto. No fim do mês, tem a lista completa dos consumos totais: onde gasta e como gasta. Vai ver que encontra coisas dispensáveis ou fáceis de reduzir.
Mude as suas pilhasTroque as suas pilhas normais por pilhas recarregáveis. As outras pode sempre reciclar, mas com as recicláveis vai realmente poupar em material e em dinheiro. Compre as pilhas e o carregador, e nunca mais tem que se preocupar com a falta de pilha do telecomando da televisão. O custo é maior mas rapidamente recuperável.
Proteja a sua casa do frioQuando começa o frio, tente isolar adequadamente a sua casa para impedir a fuga do calor dos aquecimentos, colocando fitas isoladoras nas portas e janelas. Assim, evita um desperdício que pode significar até 30% da sua factura energética.
Saiba usar as suas máquinasFaça um uso eficiente dos seus aparelhos domésticos. Quando lavar a roupa escolha programas de água fria, para ter uma poupança de energia entre os 10 e os 15%. Tanto nas máquinas de lavar roupa como de loiça, tente sempre aproveitar ao máximo a carga, de modo a rentabilizar as lavagens.
Desligue no botãoDeixar os seus aparelhos domésticos em stand by consome 10% da energia de toda a casa. Por isso, desligar a televisão com o telecomando é um hábito que lhe sai muito caro. Se tiver electrodomésticos de eficiência energética, classificados com ‘classe A’, ainda poupa mais na factura e no ambiente.
Adapte a temperaturaDesligue o esquentador ou a caldeira se não o vai utilizar durante longos períodos, como quando sai de casa de manhã e antes de se deitar.
Assim que começar a entrar no Verão, e o tempo já se notar mais quente, diminua a temperatura da água nesses aparelhos.
Mantenha o frigorífico limpoNão deixe que o gelo se acumule demais no seu congelador; limpá-lo regularmente reduz o consumo do frigorífico. É também muito importante manter a parte da grelha traseira sempre limpa, evitando a acumulação de pó, para permitir que a circulação do ar se faça sem problemas. Com estes dois hábitos, não obriga o aparelho a fazer nenhum esforço adicional para se manter frio e conservar os seus alimentos.
Racionalize a águaHabitue todos lá em casa a poupar na casa de banho. Fechar a torneira, enquanto lavam os dentes ou fazem a barba, permite-lhe fazer um consumo de água de menos 50%. Puxar o autoclismo apenas quando é necessário, porque em cada descarga está a gastar 10 a 15 litros de água. Se diminuir o volume de descarga, colocando uma garrafa cheia de água ou areia no depósito, ainda melhor.


Fonte: Continente.pt